terça-feira, 6 de maio de 2014


Hominidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma caixa taxonómicaHominidae 1
Ocorrência: Mioceno Tardio – Recente, 7–0 Ma
O
S
D
C
P
T
J
K
N

Bonobo (Pan paniscus)
Bonobo (Pan paniscus)
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mammalia
Infraclasse:Placentalia
Ordem:Primates
Parvordem:Catarrhini
Superfamília:Hominoidea
Família:Hominidae
Gray, 1825
Gêneros
Subfamília Ponginae
Subfamília Homininae
Sinónimos
  • Pongidae Elliot, 1913
Os Hominídeos formam uma família taxonômica dos grandes primatas, incluindo os quatro gêneros existentes:
Até recentemente, considerava-se que a família Hominidae incluía apenas o género Homo; os orangotangosgorilasbonobos, echimpanzés eram classificados na família Pongidae, que também incluía os gibões que atualmente se encontram classificados na família Hylobatidae – esta família é por vezes considerada a família-irmã dos hominídeos na super-família Hominoidea, dentro da ordem dos primatas.
Estudos realizados com técnicas moleculares indicam que os chimpanzés, gorilas e humanos formam uma clade, com os orangotangos um pouco mais separados filogeneticamente. Os membros não-humanos actuais desta família encontram-se apenas na Áfricaequatorial, na Sumatra e em Bornéu. No entanto, foram encontrados fósseis de hominídeos desde o Mioceno (de há cerca de 20 milhões de anos) em praticamente todos os continentes (aparentemente, nas Américas, os fósseis de hominídeos não vão para além dos 60 mil anos).
Os hominídeos são os maiores primatas, com pesos variando entre 48 kg e 270 kg – em geral, os machos são maiores que as fêmeas-, com corpos robustos e braços bem desenvolvidos. Têm o polegar e o hallux (o dedo grande do ) oponível aos outros dedos (excepto no género humano que perdeu a oponibilidade no pé) e todos os dedos têm unhas achatadas. Nenhum hominídeo tem caudanem calosidades isquiais. Existem ainda numerosas diferenças no esqueleto entre os hominídeos e os outros primatas relacionadas com o seu porte vertical.
Todos os membros desta família têm um crânio maior (relativamente ao tamanho do corpo) e um cérebro mais desenvolvido e mais complexo do que qualquer outro animal e são catarrinos, ou seja, têm as narinas próximas uma da outra e viradas para a frente e para baixo. A fórmula dental é a mesma em todos os membros deste grupo: Superior: 2.1.2.3 / Inferior: 2.1.2.3, Total = 32 e os incisivos largos e os caninos nunca se encontram transformados em presas.
Os hominídeos são omnívoros, mas a base da sua alimentação são vegetais. Uma outra característica é a complexidade do seu comportamento social, expressão facial e vocalização complexa. Todos constroem ninhos e exercem cuidados parentais durante um largo período; geralmente as fêmeas têm um único filhote em cada gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário